Quinta-feira, 14 de Maio de 2015

A teoria da imputação

 

Vivem-se momentos de grande agitação no futebol nacional. O Benfica está muito perto de conquistar o segundo campeonato consecutivo, um feito que não se verifica há mais de 30 anos, período, esse, de total hegemonia do Futebol Clube do Porto.

 

Comentadores e jornalistas andam muito nervosos. A situação é considerada tão grave, que os leva a perder o controlo e, como isso, a produzir considerações que expõem o seu caracter.

 

Falam em atropelos flagrantes à verdade desportiva, em poucas vergonhas, que segundo eles, umas vezes são habilmente disfarçadas em outas, feitas às claras. Denunciam expulsões cirúrgicas, golos em fora de jogo, amarelos estrategicamente distribuídos, penaltis perdoados, até jogadores impedidos de jogar para facilitar jogos supostamente complicados. Manifestam-se incrédulos com nomeações de árbitros, que consideram autênticas provocações. Para eles, este campeonato está a ser um fartar de vilanagem, cuja vítima é o Futebol Clube do Porto (a pretensa superestrutura).

 

Não deixa de ser curioso, todos estes testemunhos serem um resumo dos últimos 30 anos do futebol nacional. Nesse tempo, afirmações como estas eram prontamente reprovadas e apelidadas de mau perder, consideradas nocivas para um ambiente saudável no desporto nacional.

 

Trata-se do queimar os últimos cartuchos, um último esforço para evitar o fim de uma hegemonia conquistada a ferro e fogo. A estratégia passa por imputar a outros acções que eles tão bem conhecem e usadas repetidamente, pela suposta vitima.

 

Protegidos por uma comunicação social reprimida e conivente, não caiem pela força da lei, terão de ser derrubados pela luta do “povo”.

 

              

 

publicado por Tasqueiro às 11:52
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Palavras_aovento@sapo.pt a 16 de Maio de 2015 às 10:59
Carrega Benfica!

Comentar

.Rodadas

contador de visitas
compteur gratuit
contador de visitas

.pesquisa

.Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Empate amargo

. Imprescindível vencer

. Insuficiente

. Jogo (d)e bastidores

. Mentalidade

.links

.arquivos

.tags

. todas as tags

.mais sobre mim

blogs SAPO
RSS